terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Propaganda Zulu

Quem nunca teve uma boa idéia barrada por ter uma imensa dose de humor negro? Propaganda tem necessariamente que ser politicamente correta? Devemos quando fazemos propaganda esconder os problemas e ressaltar a felicidade da vida, muito maior ainda se usarmos o produto anunciado, em "A propaganda é um cadáver que nos sorri" de Oliviero Toscani ele trata um pouco deste assunto, o mundo mágico da propaganda, e propõe uma ruptura com essa idéia, o fato é que usarmos fórmulas prontas pode até mesmo resolver um problema, matar aquele job do fim da tarde, mas nunca será algo realmente criativo e inovador, enquanto reprimirmos a inovação, a provocação e a implicância seguiremos extinguindo as imagens de pessoas felizes dos bancos de imagem por ai (abençoado aquele que pode produzir uma foto).
Nessa coluna quero apresentar a incrivelmente criativa e provocadora porém pouco conhecida propaganda das nações Zulu, marcadas sempre por seu altíssimo teor de humor negro e falta total de medo de errar (na África se tem mais medo de errar um passo em um campo minado do que um anúncio).



No bolo "Comemorando vinte anos desde que você disse que eu devia ter sido abortado"
Na camiseta "Meu 'tio' me estuprou quando eu tinha oito anos e tudo que eu tenho é essa camiseta engraçadinha(ps: ainda tentando achar uma tradução melhor pra Lousy)
Texto comum a todas as peças "Se ao menos fosse fácil assim superar o abuso infantil, para mais de dois milhões de australianos não é. Não podemos mudar seus passados. Nós podemos mudar seus futuros descubra mais em asca.org.au"
O que eu como estudioso da veia zulu de comunicação acho primoroso é dose cavalar de ironia com a qual esses criativos desenvolvem suas peças, e como elas chamam a atenção e nos marcam pelo imenso impacto que o incomum nos causa. Toda essa discussão merece um tópico, porque os criativos brasileiros babam com a ousadia dos criativos europeus, mas não assumem uma postura ousada também, qualquer dia em que eu estiver inspirado o bastante pra fazer polêmica eu posto.
See ya e em breve mais sobre propaganda Zulu

Um comentário:

  1. Aee, inaugurando os comentários do mais novo e desde já menos óbvio blog sobre propaganda, publicidade e adjacências (opa, já viram que um redator comenta).
    Boa sorte aos amigos e continuem nessa linha de pensamento que ano que vem deve aparecer um Best Blogs Br pra vocês.
    Diego (Yes Propaganda)

    ResponderExcluir